Mulher falando ao telefone e trabalhando em um escritório.

Atlantic Station – Fique por dentro do ecossistema europeu

O ecossistema empreendedor de Portugal é um dos protagonistas na Europa e segue em busca de empreendedores que ajudem o país a gerar uma grande transformação nos negócios, com foco no desenvolvimento socioeconômico e tecnológico. Se estabelecendo, assim, como um dos maiores pólos de inovação da atualidade.

Como já falamos anteriormente, o Atlantic Station é o novo hub de negócios e networking em Portugal, um espaço estrategicamente construído e pensado para facilitar a alocação de empresários do mundo todo.

Pessoas trabalhando em um coworking.

Por que estar dentro do ecossistema europeu é essencial?

Transformar ideias em realidade, inovar e tornar-se dono do próprio negócio muitas vezes é complicado em qualquer lugar do mundo. Antes de começar é preciso muito planejamento e visão de negócio.

O processo de internacionalização requer planejamento a cada passo dado. Para aumentar as chances de sucesso de uma empresa, a imersão local é um dos passos que não podemos pular – arriscamos dizer que talvez seja um dos mais importantes. 

Estar dentro do ecossistema local possibilita o impulsionamento da empresa, o estabelecimento de novas conexões com os principais atores locais e que vem ganhando destaque na Europa, e até mesmo a geração de soluções inovadoras.

Por onde começar seu empreendimento?

Para realizar tudo isso, é preciso ter reservas para investir. Claro que existem pessoas que começam a investir com muito pouco, mas coloque na equação a cotação do euro. 

Existe, ainda, a opção de empréstimos nas instituições financeiras portuguesas – inclusive pode ser usado na solicitação do visto – mas é preciso ter um plano de negócio muito bem estruturado para evitar altos riscos. 

Outro aspecto ao empreender em Portugal é a legalização. Você não pode simplesmente mudar e começar um negócio. 

Dessa forma, existem duas possibilidades, a primeira é a cidadania europeia, se for seu caso, o processo é simples e não precisa se preocupar com a documentação prévia, apenas com o planejamento do negócio. Mas se esse não é o seu caso, você terá que solicitar o visto.

Visto de empreendedor e abertura de empresa

O Visto D2 ou de empreendedor é uma modalidade destinada a pessoas que têm interesse em realizar investimentos em Portugal, com valores menores. Para conseguir esse visto é necessário apresentar um bom plano de negócios e definir o tipo de empresa que deseja abrir.

A abertura da empresa em Portugal também é parte importante do processo. Seja antes ou depois da concessão do visto, é preciso ter todos os documentos solicitados:

  • Firma da lista pré-aprovada ou um certificado de admissibilidade que já tenha sido aprovado pelo Registo Nacional de Pessoas Coletivas;
  • Escolher um dos modelos de pactos pré-aprovados referente ao modelo societário no negócio;
  • Indicar um Técnico Oficial de Contas (TOC), escolher um da Bolsa de TOCs disponibilizada ou entregar a declaração de início de atividade em qualquer serviço de Finanças (até 15 dias depois da criação da empresa);
  • Apresentar o comprovante de depósito do valor do capital social da empresa ou declarar que o valor será depositado em dinheiro ou entregue nos cofres da sociedade.

É válido destacar que o empreendedor precisa ter uma conta em um banco em Portugal.

Imagem ilustrativa contendo a frase: Endereço fiscal em Portugal

Espaço

Além de todos os detalhes citados acima, é necessário ter um escritório fixo, um ambiente de trabalho estruturado e preparado para receber pessoas – sejam outros empresários ou clientes. 

Não só em um espaço de trabalho e burocracias, é preciso pensar também em uma sala de reuniões e internet, por exemplo. Por isso, espaços de coworking têm sido uma solução benéfica e de baixo custo para empreendedores de todo o mundo. 

Este espaço será um facilitador para a rotina do negócio e a realização de atividades, reuniões, eventos, entre outros. O Atlantic Station está localizado na capital de Portugal: Lisboa.

Sua porta de entrada para o Mercado Europeu tem endereço. Convidamos você, empresário, para ficar por dentro do ecossistema europeu com uma estrutura completa.

Visite o Atlantic Station em Lisboa – Portugal. Para conhecer o hub de inovação, agende uma visita clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *