Como fazer networking de forma eficiente
É provável que você já tenha escutado que ter um bom networking é importante para se destacar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente. Mas, afinal, você sabe o que é networking?
O networking é a habilidade de desenvolver e manter uma rede de contatos pessoais e profissionais. A resposta para a questão de como fazer networking é simples: movimente sua rede de contatos, de perto ou de longe. Este hábito, que hoje virou rotina, é uma ferramenta de aproximação e construção de relações com pessoas do seu meio profissional muito poderosa.
Para que serve o networking?
O networking serve para tudo! É um estilo de vida e uma prática imprescindível, já que vivemos em sociedade. Precisamos das pessoas para alcançar nossos objetivos e elas também precisam da gente.
É em sociedade que aprendemos, nos desenvolvemos, crescemos e entregamos nosso melhor. Pertencer a uma comunidade, um grupo com o qual, faz com que várias das nossas necessidades sejam atendidas, criando espaço para diálogo e compartilhamento.
Entre as vantagens do networking, podemos destacar conseguir um novo emprego, manter seu emprego atual, solicitar aconselhamento, encontrar clientes e serviços, atrair e reter talentos, criar parcerias, obter informações relevantes, se destacar da concorrência, fomentar ideias e captar recursos e financiamentos. Há também a criação de uma rede de proteção, com pessoas queridas e conectadas com seu contexto de vida para oferecer ajuda nos momentos difíceis.
Como fazer networking?
Agora, sabendo o que é networking e a importância dele, é hora de começar a parte prática: criar seu próprio network e, sobretudo, manter suas conexões. O primeiro passo é conhecer pessoas, tanto as pessoas novas quanto as que já se conhece mas não se sabe como estão e trocar informações.Sente-se com essa pessoa para entender a realidade dela, falar da sua realidade e, a partir dessa troca, começar a entender como ambas podem ajudar-se de fato.
Convidar seus colegas de trabalho, chefes e sócios em potencial para tomar um café, por exemplo, pode ser um ótimo começo. Nessa hora, é bom deixar a timidez de lado e dar o primeiro passo.
Na troca de informações, se descobre visões de mundo e interesses em comum e se pode criar conexões, isto é, um vínculo emocional com o outro. As conexões possibilitam o estabelecimento da confiança.
Hoje em dia, as redes sociais, como o LinkedIn, são ótimas ferramentas para conhecer mais pessoas e facilitar o networking. Mas networking trata-se de qualidade e não quantidade. Portanto, seja gentil, participe de eventos corporativos, mantenha sua lista de contatos atualizada, esteja disposto a ajudar os outros e seja paciente, pois construir novas relações exige tempo.
Para além de criar novas conexões, é imprescindível o esforço para manter os relacionamentos já existentes. Além disso, nada dispensa o contato pessoalmente com essas pessoas, sejam elas novas ou não na sua vida. Um bom ambiente para se frequentar são hubs de inovação que unem diversas startups. Em lugares como esse, você poderá conhecer novos contatos e até mesmo fechar novos negócios.
Atlantic Station
Se você é empreendedor e busca ampliar sua rede de contatos, o Atlantic Station é um ótimo lugar para exercitar suas habilidades de construção da sua rede. Sua startup pode se conectar com potenciais clientes e atores do Ecossistema de Inovação Europeu.
Há também um programa de incubação e funding para ajudar você e seus colaboradores a chegar mais longe, além de espaços para reunião, lounge, estúdio para gravação de vídeos, happy hours para integrar a comunidade e um escritório online, uma excelente opção para quem não deseja estar alocado em nosso espaço, mas ainda poderá usufruir de nossa estrutura esporadicamente.
Entre em contato conosco através do site e saiba mais: https://atlanticstation.pt/site-recuperar/