A pandemia provocou inúmeras mudanças na nossa rotina, e com isso, muitos negócios descobriram que suas empresas estavam prontas para funcionar no sistema digital, o tão falado “home office”. Basta um computador, internet, um fone de ouvido, e o trabalho que normalmente era realizado diariamente em uma sala de escritório escolhida a dedo nas grandes metrópoles, passou a ser realizado em qualquer lugar do país.
Mas, com a retomada dos eventos presenciais, a discussão voltou à tona: o presencial ainda se faz necessário. E não poderia ser diferente com a experiência de uma imersão local para os empresários.
Por que estar presente?
O olho no olho, o aperto de mão, a visão 360º que câmera nenhuma pode oferecer: isso é o que difere e agrega ainda mais valor aos empresários que, literalmente, estão imersos em determinado cenário, imersos no ecossistema que seus clientes vivenciam, imersos no comportamento do consumidor.
Isso porque, experimentar o que é ofertado ao seu cliente, pode te dar ainda mais condições de oferecer um serviço ou produto diferenciado do mercado, mas ainda mais próximo do que o seu público espera.
Mas afinal, o que é uma imersão local?
O termo tem sido cada vez mais utilizado entre os empresários, mas o que você entende sobre o seu significado? No dicionário, a explicação é simples: “Imersão é ação ou efeito de emergir, de inserir algo ou alguém em um local determinado”. Já trazendo para o universo empresarial da internacionalização, temos uma explicação precisa: o ato de conhecer presencialmente o local em que sua empresa irá se instalar.
E quando dizemos “estar presente”, é em todos os sentidos possíveis do termo: conhecer o espaço, as pessoas, criar parcerias, entender as demandas de mercado, o possível público consumidor, a cultura local, criar networking, a dinâmica do país, os concorrentes, enfim, tudo o que diz respeito ao serviço/produto prestado e a experiência do seu cliente.
E olha, podemos dizer que parece simples, mas muito empresário esquece de sair por trás das telas, para pisar em terra firme e se aventurar nessa experiência.
A importância de realizar uma imersão local antes de fincar bandeira!
No parágrafo anterior já dá para ter uma grande noção de como uma visita local já intencionada pode criar novos caminhos para sua empresa – sem deixar de dizer que pode evitar problemas também.
Mas, para a informação ficar completa, listamos abaixo 5 vantagens que só uma imersão local pode te proporcionar, Veja:
1. Networking
Conhecer pessoas sempre vai ser uma grande chave para empresários. E quando falamos de internacionalização, mudança de país ou até mesmo de estado, não poderia deixar de ser diferente. Pessoas ajudam pessoas. E pessoas abrem caminhos.
Portanto, networking é necessário e é o grande diferencial de qualquer imersão local.
2. Posição estratégica
Trabalhar de onde quiser é excelente, mas ter uma base física é indispensável. Além de complementar o item número 1, ter um local de trabalho fixo é sinônimo de seriedade, responsabilidade, produtividade e expansão. Estar inserido em um ambiente empresarial – mesmo que seja apenas o time comercial, os sócios ou algum outro time específico, cria a sinergia que você precisa para conhecer o cenário como um todo.
3. Infraestrutura
Os pontos citados aqui são complementares, como você pode perceber, e contar com uma boa infraestrutura só reforça o que falamos no item anterior. Além de estar presente fisicamente, você tem um espaço próprio para networking e troca com outros empresários.
Aqui, você garante: espaço próprio para reuniões, um cartão de visita com as informações necessárias, espaço para aquele cafezinho que te gera grandes oportunidades, sem deixar de citar – está ficando repetitivo já, né? – A troca e networking com pessoas que estão em busca do mesmo que você: novos negócios.
4. Imagem da empresa
O que você quer transmitir através da sua empresa? Qual a seriedade do seu negócio? Em qual meio você quer ser inserido? Essas perguntas são para refletir, mas também para dizer que as respostas podem te direcionar para onde você precisa estar!
5. Presença
Estar presente ainda é um facilitador de negócios. Troca de ideias e insights que acontecem na hora, reuniões abrangentes, um olhar para além das telas. Você pode estar em qualquer lugar do mundo para trabalhar, é verdade, mas criar raízes e uma base que alavanca ainda mais os seus negócios e pode ser um diferencial para a sua empresa.
Tudo depende dos seus objetivos.
Imersão local para empresários: a importância de se estar presente!
O Anywhere office é real e já está presente na rotina de muitos profissionais, mas o “estar presente” ainda se sobressai quando o assunto é conhecer e explorar os novos caminhos para uma empresa.
Como complemento para a leitura, não deixe de ler o artigo Internacionalizando sua empresa: a importância de ter um escritório em Portugal.
E lembre-se: Portugal está de portas abertas para você escalar ainda mais sua empresa através do sucesso e da internacionalização de empresas. Conte com o Atlantic Station, um hub de inovação, novos negócios e networking aqui em Lisboa.